quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Do Conselho Tutelar


O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Art.131, Lei Federal 8.069/90.
O Conselho Tutelar é um órgão de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Por exemplo: se uma criança não encontra vaga na escola, o Conselho Tutelar deve ser acionado para tomar as medidas necessárias. Se uma criança ou adolescente estiver precisando de médico ou algum tratamento de saúde e não for atendido, o Conselho Tutelar pode e deve ser procurado para encaminhar uma solução possível.


Da Escolha dos Conselheiros Tutelar



Art. 139. O processo  da escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público. (Redação dada pela Lei nº 8.242, de 12.10.1991)



Conselho Tutelar Garante Direitos

As atribuições do conselho tutelar estão descritas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e incluem atender meninos e meninas que têm seus direitos ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade ou família .

Órgão Assessora Prefeituras

O Conselho Tutelar atua caso a caso, somente no âmbito do município. Recebe denúncias de violações de direitos (como violência física, psicológica e sexual, negligência, abandono), e apura e encaminha aos órgãos competentes para prestação do devido atendimento. É responsável pela atenção direta e pela solicitação de serviços à comunidade, além de fiscalizar as entidades nas políticas de atenção à criança e ao adolescente. Tem função privilegiada na assessoria aos poderes Executivo e Legislativo na elaboração do orçamento para as ações de defesa dos direitos da criança e do adolescente. O órgão pode ainda encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente.

O que faz o Conselho Tutelar?

A missão de “zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente, se torna concreta por meio do atendimento dos casos em que as crianças e os adolescentes têm seus direitos violados e são vítimas de negligência, discriminação,exploração,violência,crueldade e opressão. Este atendimento é iniciado com vistas à analisar todas as circunstâncias do caso para o devido encaminhamento. O Conselho Tutelar tem poder de requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social,previdência, trabalho e segurança. Requisitar não é mera solicitação, é determinação na execução destes serviços.



Fonte de pesquisa: ECA e CONANDA



Composição do Conselho Tutelar  de Lagoa de Itaenga



2003 a 2006

João Francisco Souza do Nascimento, Alexsandro Barbosa da Silva, Milena Maria da Silva de Lima, Ednaldo Antônio da Silva e Webson Berto dos Santos.







 2006 a  2009

Ednaldo Antônio da Silva, Tatiane Maria da Silva, Alexsandro Barbosa da Silva, João Francisco Souza do Nascimento e Miraneide Maria Gonçalves da Silva .








2009 a 2012
Tatiane Maria da Silva, Joselias José da Silva, Milena Maria da Silva de Lima , Sara Carolina Gomes de Lima e Ivaneide Maria de Santana










2013 a 2015
Lígia Isabel da Silva, Milena Mª da Silva de Lima, Rozenilda M. de Santana, Wemison da Silva Araújo e Elizângela Cleonice da Conceição.

CONSELHO TUTELAR

Minha foto
Pernambuco, Brazil
Conselho Tutelar de Lagoa de Itaenga,criado pela Lei Federal n°8.069/90 e Lei Municipal nº387/2001,no dia 07 de setembro de 2003.

Postagens do Conselho Tutelar

Arquivo do BLOG

Pesquisar este blog

Minha lista de blogs

visualizações de página

Expediente!

Conselho Tutelar, rua Adel Pedroso,74,Centro,Lagoa de Itaenga-Pe,CEP:55840-000,Disque 100. Atendimento comercial de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00. Plantão Domiciliar aos sábados e domingos.